sexta-feira, 7 de maio de 2010

Galeria de Fotos de Alessi










































Escritório 2

Este segundo escritório foi baseado num grande arquitecto - Andrea Branzi. É um arquitecto italiano minimalista que tira partido do colorismo das peças e das formas orgânicas, misturando-os por vezes com algum humor.








Escritório 1






Criamos este primeiro escritório, baseando-nos no conceituadíssimo designer Philippe Starck. Optamos por criar um espaço amplo, simples e luminoso. Colocamos apenas a secretária com as respectivas cadeiras para os clientes que estão a ser atendidos e um banco para os que se encontram à espera. A grande janela tem o intuito de aproveitar ao máximo a luz solar, protegendo o meio ambiente.

Cadeiras baseadas em Philippe Starck











Cadeira roxa com forma arredondada
para dar uma melhor estabilidade
e conforto











Cadeira para uma proporcionar uma

postura correcta

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Moto



A Moto Aprilla 6,5 é uma máquina muito diferente daquilo que se costuma ver. Foi criada pelo estilista francês Philippe Starck. Starck é um motociclista interessado e tem produzido um distintivo não roadster agressivo, para viajantes urbanos que queiram estar longe de carros, autocarros e comboios. Possui um tanque de combustível e um assento / sidepanels.
A moto é alimentada pela unidade de cilindro 650cc, único da Aprilla Pegaso 650 moto trail, e um possui um motor de cinco válvulas.
O chassis baseia-se em torno de uma armação de tubos de aço, com uma forma curva seguida pelo tubo de admissão do escape. Esta moto destina se a ser montada apenas na estrada, tendo o curso da suspensão menor que a moto trail e hold-rodas raiados.
Os pilotos de estatura média têm vantagem já que o assento encontra-serazoavelmente perto do chão e a própria moto é leve (150 kg).

Produtos







Sofá Bubble Club

















Poltrona Louis Ghost transparente























La Bohème















Ero S cadeira

Interiores de Restaurantes



Starck projectou o restaurante - bar Felix no The Peninsula Hong Kong, um clássico hotel de frente para o porto de Hong Kong ao lado de Kowloon. Este projecto, localizado no piso 28, é conhecida por projectar várias funcionalidades, incluindo a casa de banho dos homens, que possui mictórios frente de vidro e uma vista espectacular sobre a cidade Kowloon.
Um projecto anterior de Starck, agora famoso no mundo, foi para o Café Costes, em Paris (1984).

Mobiliário


Starck é famoso pelos seus desenhos para a fabricante italiana Kartell, muitos dos quais são feitos de plástico policarbonato. Produtos mundialmente famosos que projectou incluem a cadeira Louis Ghost transparente, Ero S cadeira, sofá Bubble Club e La Bohème de fezes.
Ele também esteve envolvido no relançamento da II Guerra Mundial, era a cadeira na Marinha os Estados Unidos, projectando uma colecção de mobiliário clássico em torno dela.
Na série Boston Legal, Denny crane e Alan Shore sentam-se na Bubble Chair Club a fumar um charuto e a beber uísque.O seu mobiliário foi apresentado em locais da Pinkberry.

Peças


Dois dos desenhos estilizados de Starck incluem escovas de dentes (1989) e um espremedor elegante apelidado de Juicy Salif criado para a Alessi em 1990. Este produto tornou-se um elemento acessível e popular. Em 2004, ele projectou o desinfectante da primeira escova de dentes para Brooklyn, Nova Iorque, baseado na Violight - empresa que ganhou em 2005 o Industrial Design Excellence Award. Em 2008 criou o wireless falante para iPod e iPhone: Parrot Zikmu.

Design




Diferentemente da maioria dos outros artistas, Starck não se concentra na criação de peças únicas, caras e provocantes. Mas, os seus projectos são de artigos utilizáveis para o lar Starck, ajudando ao mercado de produção em massa. Os seus produtos e acessórios são muitas vezes estilizados, simplificados e orgânicos na aparência e também são construídos com combinações invulgares de materiais (como vidro e pedra, plástico e alumínio, tecido de pelúcia e cromo, etc.).

Biografia de Philippe Starck



- Nasceu a 18 de Janeiro de 1949 em Paris;
- Estudou na Escola Nissim de Camondo;
-Em 1965 ganhou o concurso de mobiliário La Vilette;
- Em 1968 fez parceria com L. Venturi no desenvolvimento de móveis com aplicações;
- Em 1969 direccionou a arte de Pierre Cardin (65 peças exclusivas);
- Em 1979 fundou a sua própria empresa – a Starck Productions ;
- Em 1982 foi seleccionado para renovar o apartamento pessoal do presidente de alguns países;
- Em 1986 tornou-se conferencista adjunto da Domus Acadwemy, em Milão;
- Em 1995 criou o despertador Telefunken;
- Em 2002 criou um determinado número de produtos não muito caros para a Target Stores ;
- Recentemente, criou um inovador rato óptico para a Microsoft, iates e uma nova embalagem para uma empresa de cerveja, para além de ter sido contratado para projectar o porto espacial Virgin Galactic e fazer a exposição Democrática Ecologia com Pramac;
- No Outono de 2009 apareceu num programa da BBC Two Design for Life;
- É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma como pelas matérias primas que emprega nas suas criações.

O período de grande sínteses


Em Paris, Kandinsky estava bastante isolado, pois a pintura abstracta não foi reconhecida já que
o Impressionismo e o Cubismo eram mais apreciados. Ocasionalmente, usava areia nas suas obras para dar uma textura de granulado.
No trabalho de Kandinsky, algumas das características são óbvias, enquanto alguns toques são mais discretos e ocultos. Isto acontece para que se revelem apenas àqueles que fazem um esforço para aprofundar a sua relação com o seu trabalho. Usou formas subtilmente harmonizadas e colocadas para ecoar com a própria alma do observador.

Períodos artísticos


Kandinsky teve criações puramente abstractas, seguindo um longo período onde amadureceu e desenvolveu o pensamento teórico (beleza interior, fervor de espírito e necessidade espiritual).
O pintor tinha um fascínio impressionante pelo simbolismo e psicologia da cor.
Escreveu uma pequena frase com muito sentido: “As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as rodas”.
Também foi influenciado pela ópera de Richard Wagner Lohendrin com a qual ele sentiu que quebrou os limites da música e da melodia além do lirismo tradicional.
Outra grande influência foi Helena Petrovna Blavatsky (Teosofia). Os livros de Kandinsky ecoam princípios básicos teosóficos (uso de círculos, triângulos e quadrados).

Bauhaus

Com a ascensão de Hitler ao poder alemão, a escola Bauhaus foi fechada devido ao contacto com
os artistas da vanguarda. Por isso, mudou-se para Paris, onde viveu até ao fim dos seus dias em
Neuilly sur-Seine.
O pintor sempre desenvolveu a arte abstracta e, juntamente com Piet Mondrian e Kasimir Malevich, faz parte do “trio sagrado” da abstracção.

Primeira Guerra Mundial

Com a Primeira Grande Guerra, Kandinsky foi forçado a abandonar a Alemanha, partindo para a Suíça acompanhado por Gabriel Munter e esperando um rápido fim do conflito. Mais tarde voltou à Rússia e aproveitou uma exposição em Estocolmo (1916). Na Suécia conheceu a sua terceira companheira, a russa Nina Andreewsky. Voltou à Rússia, mas, visto que se desentendeu com as teorias das arte oficiais, retornou à Alemanha em 1921.

Abstraccionismo

Na década de 1910, Kandinsky desenvolveu os primeiros estudos figurativos, sendo considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstracta.
Nestas obras, o pintor era influenciado pelos Verões que passava em Mumau ("Grungasse em Mumau" 1909; "mumau-Jardim!" 1910) e, também, pela música do compositor Arnold Schonberg.

Obras



Fuga, Kandinsky 1914, óleo sobre tela














Moscovo I, Kandinsky 1916, óleo sobre tela

Biografia de Kandinsky





- Nasceu a 4 de Dezembro de 1866, em Moscovo;

- Passou parte da sua infância em Odessa;

- Estudou Direito e Economia na Universidade de Moscovo;

- Em 1892 casou com a sua prima Anja Tchimikian;

- Em 1896 mudou-se para Munique, iniciando os estudos na pintura na escola Anton Azbe;

- Foi um artista russo, professor da Bauhaus (maior escola de Design) e introdutor da abstracção no campo das artes visuais;

- Como preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre, Kandinsky ficou desiludido com a escola e disse que não gostava de pintar modelos "malcheirosos, apáticos, inexperientes, geralmente destituídos de carácter";

- Ingressou no curso ministrado por Franz von Stuck;

- Em Maio de 1901, Kandinsky fundou a sociedade artística Phalanax;

- Foi professor na escola fundada pouco tempo depois pela sociedade;

- Em 1903 separou-se da sua esposa;

- Até 1914 Gabriele Munter foi a sua alma gémea;

- Morreu a 13 de Dezembro de 1944, com 77 anos.

Envelope


O envelope possui as mesmas características que o papel de carta para relacionar esses dois suportes escritos.

Papel de Carta


Ao realizar o papel de carta optamos por elaborá-lo de forma simples. Apresenta a estrutura de uma carta formal, tendo apenas o pormenor do logótipo com a linha em preto e em marca de água inclinado na parte esquerda da página com o intuito de não interferir com o assunto do desenvolvimento.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cartão de Visita


No cartão de visita optamos por fazer frente e verso. Na parte da frente criamos uma composição com o logótipo e na parte de trás colocamos a morada e usamos um elemento comum às duas partes.
Utilizamos esse elemento gráfico nos restantes suportes (papel de carta e envelope).

Logótipo


Para criarmos uma relação interessante do logótipo da nossa empresa (gráfica) com o nosso pintor - Wassily Kandinsky - escolhemos o nome K2 e, inicialmente, usamos as cores primárias mais o preto. No entanto, optamos pelo último estudo em que ligamos o nome da gráfica à própria palavra (gráfika2). Utilizamos as cores laranja e preto, pois o laranja era uma das cores que Kandinsky mais aplicava nas suas obras. O K no nome da empresa é para interligar com o nome do pintor.

Cartaz


No primeiro cartaz começamos por criar três sólidos geométricos para mostrar uma das características mais relevantes de Kandinsky - a geometrização. O próprio tema da exposição revela essa mesma característica. Colocamos sombra nos sólidos para dar um pouco mais de volume e tridimensão. Para interagir as suas obras com o próprio cartaz, colocamos em cada superfície uma das suas obras, relacionando as diferentes tonalidades.
Outra das importantíssimas características do pintor é o seu grande gosto pelas cores garridas, intercalando com o preto do tema da exposição e a data em que essa estará aberta ao público.
Colocamos também o nome da Fundação Calouste Gulbenkian à volta do logótipo para ocupar menos espaço e criar uma composição interessante, revelando o local da exposição.
No entanto, depois de reflectirmos e escutarmos algumas opiniões, notamos que aquele não parecia um cartaz que revelava as características do pintor. Por isso, utilizamos na mesma a composição com os sólidos geométricos, o nome e logótipo da Fundação onde se encontra a exposição e o nome de Kandinsky para o observador detectar de quem se trata a exposição. Optamos por usar o fundo preto, pois dá mais realce e destaque às cores dos sólidos. Mantivemos o logótipo da Fundação e o nome do pintor colocamos a laranja para relacionar com o logótipo da nossa empresa e com os quadros de Kandinsky.
Assim, este cartaz tornou-se mais simples, aplicando o lema da Bauhaus "Less is more!", e, ao mesmo tempo, mais eficaz.

Design Gráfico


Estamos a frequentar o 12º ano do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico na Escola Secundária de Santa Maria da Feira.

No âmbito da disciplina de Design Gráfico foi-nos proposto criar um blog em que pudéssemos expôr os nossos trabalhos realizados nos módulos "Projecto Gráfico" e "Edição Online". No primeiro módulo criamos projectos baseados em artistas e designers da Bauhaus e de marcas tão importantes como a Cassina e a Vitra. Para criarmos a imagem visual, o design e o mobiliário inspiramo-nos no pintor russo Wassily Kandinsky, ligado à Bauhaus, o famoso designer Philippe Starck e o arquitecto Andrea Branzi, que criam peças para as marcas citadas.